População de Leme prestigia eventos do Dia do Trabalhador
segunda-feira, 6 de maio de 2013O 1º de maio foi de festa para o trabalhador lemense e a população em geral. A Prefeitura do Município de Leme, com apoio de todas as secretarias municipais, realizou uma série de atrações para comemorar o Dia do Trabalho. As festividades começaram às 9h, com a abertura de mais uma edição do Sacode a Praça, evento de utilidade pública, organizado pela EPTV e pelo SESI, em parceria com a Administração Municipal.
Até às 14h, mais de oito mil pessoas, entre elas o prefeito Paulo Blascke, acompanhado de secretários municipais e do vice Gú Zanóbia, passaram pela Praça da Bíblia e puderam participar de oficinas informativas, atividades culturais e esportivas, brinquedos e brincadeiras, e serviços de saúde e prevenção, elaboração de currículos, fotografia, emissão de 1ª via de Carteira de Trabalho, além da presença do Contingente Especial de Combate à Dengue.
“O Sacode a Praça é um evento que grande valia para nossa gente. Neste ano, além dos serviços de praxe, fizemos questão de destacar a equipe de combate à dengue, que passou diversas orientações para que a população esteja preparada para se prevenir da doença”, explicou o prefeito.
A costureira Conceição Oliveira foi outra que aprovou e aproveitou os serviços do Sacode a Praça. “Venho todo ano e sempre trago meus netos. Enquanto eles brincam, eu participo de oficinas que ajudam a me aprimorar profissionalmente”, afirmou.
Já a partir das 14h30, teve início a Festa do Trabalhador, iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, que contou com shows dos grupos Realejo e os Homens de Lata, Sambalanço Social Clube e Barracão de Zinco. Todos foram bastante aplaudidos e receberam elogios do público presente. “Foram apresentações de bandas de alto nível, em horário próprio para a presença das famílias. A Prefeitura está de parabéns!”, frisou a comerciante Ana Maria Silveira.
História do 1º de maio
O Dia Mundial do Trabalho foi criado em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem à greve geral, que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época.
Milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para oito horas diárias. Naquele dia, manifestações, passeatas, piquetes e discursos movimentaram a cidade. Mas a repressão ao movimento foi dura. Houve prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre os operários e a polícia. Em memória dos mártires de Chicago, o dia 1º de maio foi instituído como o Dia Mundial do Trabalho.
No Brasil, as comemorações do 1º de maio também estão relacionadas à luta pela redução da jornada de trabalho. A primeira celebração da data de que se tem registro ocorreu em Santos, em 1895, por iniciativa do Centro Socialista, entidade fundada em 1889 por militantes políticos.
A data foi consolidada como o Dia dos Trabalhadores em 1925, quando o presidente Artur Bernardes baixou um decreto instituindo o 1º de maio como feriado nacional. Desde então, comícios, passeatas, festas comemorativas, piqueniques, shows, desfiles e apresentações ocorrem por todo o país.
Com Getúlio Vargas, o 1º de maio ganhou status de Dia Oficial do Trabalho. Era nessa data que o governante anunciava as principais leis e iniciativas que atendiam as reivindicações dos trabalhadores, como o reajuste anual do salário mínimo.
O evento na cidade de Leme foi um sucesso.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social/PML
Mais notícias sobre Leme:
- Cultura de Leme apresenta espetáculo Elis por Regina no dia 27
- Equipe de Kung Fu de Leme ganha 18 medalhas em São Joaquim da Barra
- Abertas as inscrições para o Projeto Oficinas de Teatro em Leme
- Leme: Morador do Jardim São José ganha carro da Campanha Cidadão Pontual 2011
- Hóquei de Leme estreou na Copa Interior de hóquei in-line