Pela 5ª vez, maestro lemense Max Ferreira foi professor dos Paineis Funarte de Bandas de Música
quinta-feira, 1 de agosto de 2013O maestro Max Ferreira, da Corporação Musical “Ângelo Cosentino”, a Banda de Leme, integrou, pela 5ª vez, o corpo docente dos Painéis Funarte de Bandas de Música do Programa Nacional Bandas de Música. O músico lemense foi professor de clarineta do curso promovido anualmente pela Funarte – Fundação Nacional de Artes, órgão do Ministério da Cultura.
O projeto acontece em diversos estados, em parceria com universidades e instituições de cultura estaduais, municipais e privadas. O objetivo é aprimorar, atualizar e ampliar o conhecimento de instrumentistas e regentes de bandas de música de todo o país. Max Ferreira fez parte do quadro de professores do Painel realizado na cidade de Guaíba (RS), entre os dias 17 e 21 de julho. Na ocasião, deu aulas para uma classe de 13 alunos de diversas idades e níveis de conhecimento musical.
Entre os eventos artísticos do Painel de Guaíba, houve apresentação das classes de instrumentos, bem como de um grupo formado pelos professores do projeto, que executou cinco músicas, sendo uma delas um arranjo dos alunos do curso de instrumentação do Painel e outra escrita pelo próprio Max Ferreira. O maestro lemense também foi professor das edições de 2007, 2008, 2011 e 2012 dos Painéis Funarte, realizadas nas cidades de Cachoeiro de Itapemirim (ES), Macapá (AP), Ponta de Pedras (PA) e Natal (RN), respectivamente.
Os cursos têm duração de cinco dias e são ministrados por profissionais de reconhecida competência e de diversas regiões brasileiras. O maestro Max Ferreira tem em sua formação de instrumentista os cursos de Clarineta do Conservatório de Tatuí (onde hoje é professor, músico e coordenador) e da Unicamp.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social/PM