Programa Família Acolhedora está pronto para começar em Leme
quarta-feira, 31 de outubro de 2012Quando crianças e adolescentes tem quaisquer de seus direitos violados ou permanecem em situação de risco social e emocional por falta de condições adequadas em suas famílias, elas são encaminhadas pelo Poder Judiciário ou Conselho Tutelar a um programa que garanta sua proteção integral. Tradicionalmente estas crianças são acolhidas em uma instituição.
Em Leme, este serviço é prestado à sociedade pela Casa do Menor Francisco de Assis. Porém, como alternativa e para ajudar as instituições de acolhimento, o Poder Público criou o Programa Família Acolhedora, no qual o adolescente ou criança afastado do convívio familiar é encaminhado provisoriamente a uma família que cuidará dela até que possa retornar à sua família de origem ou ser encaminhada a uma família substituta.
Desde agosto de 2011, o Programa Família Acolhedora está em implantação em Leme através da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, com apoio da secretária Josiane Cristina Francisco Pietro.
Há três famílias cadastradas e capacitadas a acolher crianças e adolescentes e já existem mais famílias aguardando a capacitação.
Até o momento, não houve nenhuma criança ou adolescente acolhido, pois apenas recentemente, a equipe técnica do programa foi completada, com a nomeação da psicóloga Nathália Basilio Antonialli, que junto com a assistente social Ana Claudia Terossi, estão à frente do Programa.
Fonte: Rádio Cultura de Leme
Mais notícias sobre Leme:
- Santa Casa de Leme: Ampliação da sala de espera no PS melhora atendimento aos usuários do SUS
- Coleta de sangue de fevereiro em Leme arrecadou 75 bolsas
- Operação da Polícia Civil de Leme leva 08 pessoas para a cadeia
- Sorteio de fevereiro da Campanha Cidadão Pontual acontece nesta sexta em Leme
- Trio armado rende jovem em casa e rouba joias e eletrônicos em Leme