Semaninha Seu Geraldo difunde o choro nas escolas municipais de Leme
segunda-feira, 14 de outubro de 2013O cenário era a cidade do Rio de Janeiro do século XIX. Na época, as danças de salão europeias aportavam em solo nacional e começaram a ser “abrasileiradas” com uma rítmica influenciada pela música africana. Foi, em resumo, assim, que o choro, matriz da música brasileira, surgiu.
Intrinsecamente ligado à história do país, o gênero será apresentado aos alunos e profissionais da rede municipal de ensino de Leme entre os dias 7 e 18 deste mês. A primeira unidade escolar será a Emeb Professor Paulo Bonfanti, logo às 8h. A iniciativa, batizada de Semaninha Seu Geraldo, é uma extensão da III Semana Seu Geraldo, que traz para a cidade cursos, palestras e muita música, de 20 a 26 de outubro.
“A ideia é levar nossa cultura para dentro das escolas, é trabalhar a música genuinamente brasileira e o choro é o melhor exemplo“, diz o secretário municipal de Cultura e Turismo, Francisco Cardozo Neto, que, nesse projeto, trabalha em parceria com a secretária municipal de Educação, Flávia Elizabeth Terossi Dias. “Em nosso município, a música, em suas diferentes formas de expressão, faz parte do cotidiano dos alunos e é vista por eles como atividade prazerosa. Com a homenagem ao instrumentista lemense Geraldo Azevedo, vamos motivá-los a conhecer e difundir o choro”, afirma a secretária.
Semaninha Seu Geraldo: presença de Nailor Azevedo, o Proveta
A Semaninha Seu Geraldo estará presente nas escolas com aulas e apresentações dos grupos Chorando no Interior e Água de Vintém. O projeto, coordenado por Maurício Carrilho e Nailor Azevedo, o Proveta, abrangerá mais de 6 mil estudantes. Aos diretores e coordenadores está reservada ainda uma palestra no dia 16 de outubro, às 14h, no Ceapro. O tema História do choro – O nascimento da Identidade Cultural Brasileira será abordado pelos músicos palestrantes Carrilho e Proveta.
“Ao trabalharmos com o conteúdo música estamos contribuindo para a formação integral dos alunos, reverenciando os valores culturais, difundindo o senso estético, promovendo a sociabilidade e o desenvolvimento motor”, diz Flávia. “A educação é a chave para a transformação social e a música é um caminho para essa transformação”, conclui Neto.
III Semana Seu Geraldo
Entre os dias 20 e 26 de outubro, Leme se transformará em uma verdadeira morada do choro. É quando acontece a III Semana Seu Geraldo, um festival com grandes músicos do gênero, cursos e apresentações. A abertura do festival acontece na praça Rui Barbosa, às 20h, com show da Banda “Maestro Ângelo Cosentino”, Nailor Proveta e convidados. Abaixo, a programação completa:
Programação em Leme de 20 a 26 de outubro
Dia 20 de Outubro
20h – Show de abertura com Banda “Maestro Ângelo Cosentino”, Nailor Proveta e convidados.
Local – Praça Rui Barbosa
De 21 a 25 de Outubro
10h às 11h20 – Oficina de instrumento
11h30 às 12h50 – Cursos
16h às 18h – Prática de conjunto
Dia 25 de Outubro
18h – Apresentação final dos alunos com os professores
21h – Show de encerramento com os Mestres Oficineiros “Choro Contemporâneo e suas Referências”
Local: Praça Rui Barbosa
Dia 26 de Outubro
Show Baile com a Orquestra de Choro “Os Matutos”
Local: Praça Rui Barbosa