Terreno da Prefeitura de Leme se transforma em lixão irregular
quarta-feira, 21 de março de 2012Moradores do Jardim Quaglia da cidade de Leme, interior de São Paulo, denunciam o despejo de lixo comum em um terreno da prefeitura. O local era para servir de área de descarte para entulho, mas se transformou em um lixão irregular.
Na manhã desta terça-feira (20) a reportagem do Jornal Regional esteve no local, conhecido pelos moradores como lixão. Dois caminhões cheios de entulho estavam sendo descarregados, enquanto cerca de oito pessoas recolhiam o que poderia ser reaproveitado para reciclagem. O trabalho era feito sem nenhuma proteção nas mãos e nos pés. “Pego garrafa, papelão para vender, porque já ajuda para comprar um leite, uma mistura”, disse a dona de casa Maria Aparecida Leme.
No local, há uma cancela, mas os moradores dizem que a fiscalização é inexistente. Na área, que seria usada para o descarte de poda de árvores e restos da construção civil, é possível encontrar roupas, restos de alimentos, colchões, sofás, sapatos e fraudas. O mau cheiro é terrível e a concentração de moscas é grande.
Moradores próximos dizem que já pediram ajuda várias vezes. “A Cesteb, a Polícia Ambiental. Foi feito um boletim de ocorrência. A prefeitura foi comunicada, mas até agora nada”, disse a ajudante geral Joice Modesto.
A fumaça por queimada de entulho também aumenta nos fins de semana e durante a noite. “Sexta-feira a noite piora. No sábado teve ainda umas labaredas de fogo e estava feia a coisa. Depois a fumaça sobe e vai tudo para a casa da gente”, disse a dona de casa Gisele Minatel.
Outro lado
O secretário de Meio Ambiente do município, Carlos Rogério Cerbi, esteve no local durante a gravação da reportagem, mas não quis dar entrevista. Ele disse apenas que a área será recuperada.
De acordo com a prefeitura, um vigia fica no local, mas a fiscalização será reforçada. A prefeitura ainda informou que usa máquinas para combater os focos de incêndio e que a cidade tem áreas específicas para receber o lixo comum.
A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) já multou a prefeitura e vai acompanhar o caso. O valor da multa não foi divulgado.
Fonte: G1
Mais notícias sobre Leme:
- Arrecadação de brinquedos da Campanha Natal Solidário de Leme segue até dia 13
- Secretaria de Esportes de Leme proporciona cursos a treinadores de Futsal
- Mulher pede prisão de ex-companheiro em Leme
- Semaninha Seu Geraldo difunde o choro nas escolas municipais de Leme
- Guarda Civil Municipal de Leme realiza treinamento